March 29, 2021

Livros - Humphry Clinker

 


Estou a ler este livro de Tobias Smollet.

Tobias Smollet foi um escritor britânico, nascido na Escócia. Autor de muitas novelas satíricas. Também foi poeta e historiador. Traduziu as obras de Voltaire. Smollet nasceu em Março de 1721. Era filho de pequenos proprietários rurais com alguns títulos na família, mas que pertenciam ao irmão mais velho do pai, que morreu quando ele era infante. Por essa razão, tinham pouco dinheiro. Estudou na escola pública, depois treinou-se para apotecário e mais tarde tirou o curso de medicina em Glasgow, uma das mais avançadas e especializou-se em cirurgia. Só que a cirurgia, naquela altura, não era o que é hoje: era mais clisteres (dizem que é daí que vem o fascínio dele por...rabos), cateterização, sangramentos, tirar verrugas e arrancar dentes. Podia ter sido um grande médico mas a universidade despertou nele o gosto da escrita. No entanto, precisando de dinheiro que a escrita, nessa altura, não lhe dava, qualificou-se como cirurgião naval e embarcou no Chichester, um barco de guerra, com 600 marinheiros ao seu cuidado.

Logo a primeira das suas novelas publicadas, Roderick Random, em 1748, teve um tal sucesso que ele abandonou de vez o trabalho de médico e dedicou-se somente à escrita. Morreu bastante novo, com 50 anos. Este livro foi publicado no ano da sua morte.


o mapa das viagens



O livro é acerca das viagens de Matthew Bramble, com a sua família e os criados, através da Inglaterra e da Escócia. É todo escrito em cartas que seis personagens escrevem: Matthew Bramble, um escudeiro galês; Tabitha, sua irmã; Lydia e Jeremy Melford, sobrinhos; A empregada de Tabitha, Winifred Jenkins; e o pretendente de Lydia, Wilson. Como eles observam os mesmos acontecimentos com pontos de vista muito diferentes, há situações muito cómicas e o livro dá-nos um vislumbre da vida e da política britânicas. Humphry Clinker, que dá o nome ao livro, aparece descrito em algumas cartas.


Uma carta:



daqui:



No comments:

Post a Comment