A origem do termo, Tree hugger
Os primeiros abraçadores de árvores foram 294 homens e 69 mulheres pertencentes ao ramo Bishnois do hinduísmo, que morreram, em 1730, enquanto tentavam proteger as árvores da sua aldeia de serem transformadas em matéria-prima para a construção de um palácio. Eles agarraram-se às árvores, enquanto eram massacrados pelos silvicultores, mas a sua ação levou a um decreto real proibindo o corte de árvores em qualquer aldeia Bishnoi. E agora essas aldeias são oásis arborizados virtuais no meio de paisagens desérticas.
Além disso, os Bishnois inspiraram o movimento Chipko (chipko significa “agarrar-se” em hindi) que começou na década de 1970, quando um grupo de camponesas nas colinas do Himalaia no norte da Índia lançou os braços à volta de árvores escolhidas para serem derrubadas. Em poucos anos, essa táctica, também conhecida como satyagraha de árvores, espalhou-se por toda a Índia forçando reformas na silvicultura e uma moratória no corte de árvores nas regiões do Himalaia.
Fonte: goo.gl/HTyZEj
Photo: The village women of the Chipko movement in the early 70's in the Garhwal Hills of India, protecting the trees from being cut down.
No comments:
Post a Comment