o-dilema-dos-candidatos-arguidos
Operação Éter
O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 50 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do norte e centro. O processo seguiu duas linhas de investigação: a mais vasta visa as lojas de turismo interativas, instaladas maioritariamente através de contratos de ajuste direto com empresas da confiança de Melchior Moreira, ex-presidente do Turismos do Porto e Norte.
Operação Teia
Conexo com o Éter, no epicentro deste processo — que ditou a prisão preventiva de Melchior Moreira e a detenção domiciliária do autarca de Barcelos, Miguel Costa Gomes (entretanto libertado) — esteve Joaquim Couto. O presidente da Câmara de Santo Tirso renunciou ao mandato em 2019 e é suspeito de pressionar autarcas e responsáveis de entidades públicas a contratar serviços, por ajuste direto, a empresas do seu universo familiar, detidas maioritariamente pela mulher. O Turismo do Porto e Norte e Câmara de Barcelos eram os maiores clientes.
Operação Dennis
Em 2018, a PJ deteve quatro homens e uma mulher suspeitos de crimes de associação criminosa, fraude fiscal qualificada e participação económica em negócio. Entre os arguidos, está o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, que assumiu o cargo após a saída de Joaquim Couto.
(Expresso)
No comments:
Post a Comment