January 27, 2021

The world is fine, it's your government that sucks

 


Quando era miúda a minha mãe oferecia-nos livros-Atlas sobre variados assuntos, o que é uma maneira de aprender, de desenvolver o gosto pela leitura, curiosidade acerca do mundo e também bom gosto porque os Atlas para crianças vêm sempre ilustrados com imagens excelentes. Os bons Atlas, claro. Comprei muitos Atlas para o meu filho que os devorava e alguns sabia-os de cor. Um dos Atlas que me deram em miúda era de pássaros do mundo e eu adorava o o livro, sobretudo, as páginas sobre pássaros do paraíso: araras, toscanos e outros pássaros com plumagens exóticas e coloridas. Lia aquilo e observava os pássaros e depois ia para a natureza tentar descobrir pássaros. Ficou-me um gosto por pássaros que nunca mais passou, antes pelo contrário, aumentou. Não sei que é feito desse livro... ... perdeu-se nesses anos de caos que foi a minha vida durante uns largos anos da adolescência e juventude. 

De vez em quando tenho saudades dele, o que explica muito da minha maneira de ser. Seja como for, aqui há uns anos -em 2013, para ser exacta- resolvi procurar um livro, tipo Atlas dos pássaros do mundo e fui dar com este livro das imagens mais abaixo. Pus uma imagem de parte da factura porque de outro modo ninguém acreditava que o livro me custou 5 dólares e meio mais outros 5 de transporte porque é muito grande e pesado. Dez dólares... O livro é escrito por um ornitologista doutorado pela universidade de Harvard e curador do museu estadual da Florida e ilustrado por um artista reputado e medalhado. O livro trás várias marcadores que são uma espécie de ficha individual de cada espécie de pássaro. Muito bom.

Comprei-o em segunda mão mas em estado excelente e íntegro. Onde é que aqui em Portugal comprava um livro destes por este preço? Em lado nenhum. Não me pediam menos de 60 ou 70 euros por um livro destes. É que o preço dos livros neste país mostra o lugar e o valor que aqui se atribui à cultura. Depois todos se queixam que temos um povo inculto. As coisas não acontecem por milagre... se não são alimentadas com políticas eficazes, definham e morrem.

Nada substitui um livro porque na internet tudo se lê a correr e mais ou menos na diagonal. Um livro tem cheiro, tem textura, percorremos devagar as imagens, mexemos nelas, tudo fica guardado na memória. Um bom livro é ao mesmo tempo uma obra de arte e como sabemos há uma estética na moralidade que também com os bons livros se desenvolve.

Seja como for, quem quiser comprar livros, bons livros, hoje-em-dia pode ir ao mundo que encontra sempre o que procura, embora não em português, provavelmente. Lemos e vemos este aqui e ficamos maravilhados com a quantidade, diversidade e exuberância de pássaros do mundo. Se calhar alguns destes já desapareceram, tristemente... ... o mundo é fantástico e os governos é que o estragam com a colaboração dos povos.


















2 comments:

  1. Também tenho muitos Atlas, de tudo e mais um carapau. A minha filha também os adorava. Agora, quando metemos tudo em caixotes, estivemos a ver alguns, de relance. Vão ficar para os netos!
    Este é lindo!

    ReplyDelete