O Irão pediu ajuda à Interpol para prender 48 pessoas relacionadas com o assassinato do General Qassem Soleimani - incluindo o Presidente cessante dos EUA, Donald Trump.
Um porta-voz do governo iraniano disse que tinha pedido à rede policial global para emitir um "Aviso Vermelho" para Trump e 47 outros funcionários norte-americanos - incluindo comandantes do Pentágono - pelo seu "papel" na morte de Soleimani, que foi assassinado num ataque com drone em Bagdade a 3 de Janeiro de 2020.
Um Aviso Vermelho é descrito como um "pedido às forças da lei de todo o mundo para localizar e prender provisoriamente uma pessoa na pendência de extradição, rendição, ou acção legal semelhante". A Interpol observa que não se trata de um mandado de captura.
Contudo, as hipóteses do seu sucesso podem ser escassas. A Interpol rejeitou um pedido semelhante em Junho do ano passado, citando a sua constituição como proibindo-a de empreender "qualquer intervenção ou actividades de carácter político, militar, religioso, ou racial". https://on.rt.com/ayqb
No comments:
Post a Comment