Um filme de Regina King, baseado na peça, One Night in Miami, de Kemp Powers. O filme, aliás, desenvolve-se, em grande parte, como se fosse um palco de teatro com os quatro protagonistas principais: Cassius Clay, Jim Brown (da NFL), Sam Cook (músico) e Malcolm X.
Passa-se quase todo na noite de 25 fevereiro de 1964, quando Cassius Clay (pouco antes de transformar-se em Mohamad Ali), com 22 anos, derrotou Sonny Liston. Os quatro personagens são postos num encontro -ficcional- com ele, para festejar a vitória. Estão todos entre os vinte e os trinta anos, numa América que se contorce sobre a questão dos direitos humanos. Todos eles são grandes celebridades, mas que não deixam de ser vítimas de racismo. Isso é-nos mostrado no início do filme.
Nessa noite fictícia, Malcom X leva-os para um quarto de um motel, sem eles saberem ao que iam, para reflectir sobre como podem ser uma força de mudança e como devem usar a fama para serem motores de mudança. Começam desunidos e acabam unidos e decididos na sua acção. É bom, o filme.
No comments:
Post a Comment