------------------------------
O termo, 'Doutor' vem de um termo latino referente a 'professor', do verbo docere, de onde vem também, 'docente', que significa, mostrar, ensinar, fazer saber. 'Doutor' quando se refere a um médico é um uso secundário do termo que os médicos adoptaram em tempos, na altura em que competiam com charlatões e outros médicos não formados academicamente numa universidade, justamente para demonstrar que tinham feito o curso numa universidade. Mas era a graduação na universidade que lhes conferia o título de “Dr.”, a eles e outros académicos não médicos, e não a prática médica. Referindo-se a Jill Biden, a expressão, "quem ela pensa que é?" ou "ela deve pensar que é melhor do que nós" claramente mostra o desconforto e algum complexo de inferioridade de algumas pessoas pelo facto de não terem um título académico, nomeadamente por não terem feito um doutoramento. Ela não é melhor nem pior que os outros mas investiu na carreira e fez um doutoramento que é um grau que dá muito trabalho a conseguir. Porque havia de escondê-lo?
Já não chega que se peça às mulheres que mudem a forma como se apresentam, caso isso deixe outras pessoas desconfortáveis, agora também têm que diminuir-se porque a sua realização profissional incomoda o pequeno ego alheio que precisa de reforço?
E isto não é também um menosprezo à actividade docente que anda pelas ruas da amargura, não apenas nas escolas mas nas universidades onde os precários são a esmagadora maioria?
👩🎓
Totalmente de acordo!
ReplyDelete