November 20, 2020

Não estou de acordo com a Fenprof

 


... nesta questão. Não vejo qual é o problema da aula estar a ser transmitida para casa dos alunos. Até me parece que, havendo condições técnicas, é a melhor solução. Dizem-me que numa grande quantidade de escolas, os professores cumprem o horário na escola e depois vão dar aulas online para casa, para os alunos que não puderam ir à escola, o que me parece uma muito clara violação do contrato de trabalho. É a duplicação do horário de trabalho, em cada turma em que isso acontece. 

Mais, até penso que relativamente aos alunos mais velhos, devia ter-se adoptado, sempre que houvesse condições técnicas, a estratégia de metade da turma ter aulas na escola e o resto assistir em casa, numa semana e na seguinte trocavam, o que garantia que em vez de turmas com 30 se tivesse turmas com 15. Um outro nível de segurança.

É verdade que os alunos podem gravar as aulas sem autorização, mas isso também podem gravar o Nogueira quando aparece e na TV e depois manipular a imagem... tanto num caso como noutro, arriscam-se a levar com um processo. É para isso que existem leis.

Aulas presenciais filmadas e/ou gravadas não são solução. Validade pedagógica questionável, prejudicando os alunos e pondo em causa a autonomia profissional e pedagógica dos docentes


FENPROF



2 comments:

  1. Acho que isso pode funcionar bem com os alunos do secundário mas não com os do básico. E então em certas escolas, imagino as paródias e os memes. E não adianta ameaçar com o tribunal porque, neste país, só daqui a 50 anos é que alguma coisa ia a julgamento, para ficar em nada!

    ReplyDelete