November 01, 2020

Leituras - Papel social

 


Types of Social Roles: Meaning and Examples

By  Sociology Group 


O papel social pode definir-se como o conjunto de comportamentos que os outros esperam de nós e nós assumimos e cumprimos,  em virtude das nossas funções num determinado contexto social. Por exemplo, de vez quando colegas perguntam-me se me importo de ver os testes de exame dos filhos, para avaliar da possibilidade de interpor recurso à nota. Apesar de sermos colegas e termos um tipo de relação simétrica, nesta situação, o que acontece é que os colegas põe-se automaticamente no papel de mães/pais e eu no de professora e isso influencia, ainda que momentaneamente, a nossa relação. Ou, outro exemplo, marquei uma consulta com um médico porque estou aqui com uma cena que não sei o que é e preciso que alguém seja capaz de descobrir. Vou entrar no gabinete do médico como doente e comportar-me como tal e ele vai lá estar como médico e comportar-se como tal. Os alunos, quando são representantes no CP (enfim, hoje em dia isso já não existe e o CP é para inglês ver, mas dantes existia), assim que entravam nas reuniões, mudavam a sua atitude, postura e linguagem de acordo com as funções que ali tinham que era a de representar os colegas e enquanto ali estavam o seu comportamento e interacções eram marcados por esse papel.

É daí que uso muito a palavra, 'cena', porque de facto, em cada situação social representamos um papel como estando num cenário, sendo que nalguns cenários, como os dos exemplos, mas há-os aos milhares,  temos falas atribuídas que condicionam o comportamento e a linguagem, nesse contexto.

Também tenho um papel como blogger, embora este blog não se inclua em nenhuma categoria em particular, porque falo sobretudo de certos temas (como a educação, o ambiente, a filosofia, a política) mas também falo de outros assuntos que não costumam estar associados a esses temas (como a poesia, o amor, a arte, etc). Aliás, por causa dessa... abrangência ou aparente caotismo, muita gente que aqui vem ler, interpela-me: 'olha, lá, então não vais falar no blog acerca disto e daquilo relacionado com o tratamento a que são sujeitos os doentes oncológicos?'; 'olha lá, não vais falar no blog naquilo que disse o ministro da educação?'; 'olha lá, não vais falar no blog naquilo que se passou na escola? Alguém tem que denunciar'; 'olha lá, não vais falar no blog no que se passa com... inúmeras coisas'; às vezes é ao contrário: 'olha lá, que são aquelas coisas que andas a dizer no blog? Não podes escrever certas coisas no blog porque ele não é para isso'; 'olha lá, porque perdes tempo a falar de filosofia e de leituras que não têm nada que ver com os problemas do país? Porque não pões antes lá soluções?' 'olha lá, tens que falar disto e daquilo...'

Enfim, ainda há os que aqui vêm tirar material que depois usam na escola como se fosse seu...; há os que vêm ameaçar: já um político muito conhecido (quando o blog estava na outra casa) me deixou um email com comentário em termos de, ''olha lá, ó filha da puta, dou cabo de ti e faço-te isto e aquilo', cheio de ameaças e palavrões. Muitos professores vêm aqui ler. Aqui há uns anos, numa formação em Lisboa, apresentei-me a colegas e uma delas disse-me, 'não é preciso dizeres o nome. O teu nome é muito conhecido'. Ok, não sabia... Há quem venha aqui tirar ideias e textos que depois aparecem disfarçados em jornais, por exemplo. Depois ainda vêm outras pessoas ler: da família, amigos... alguns reconhecem-me mal no blog porque falo aqui muito e isso contrasta imenso com a minha pessoa na vida não-digital, a não ser que esteja com pessoas de muita confiança e à-vontade.

Mas portanto, também tenho um papel social enquanto blogger e embora faça a maior parte das minhas próprias regras, algumas há que tenho que seguir sob pena de o blog deixar de ser um blog e passar a ser outra coisa qualquer que não quero que seja.

2 comments:

  1. Que saudades tenho eu de estar sentada a falar contigo! Maldito Covid que nos tem separado fisicamente!

    ReplyDelete
  2. É verdade. Faz muito tempo já... mas isto há-de passar :) havemos de ir sentar em qualquer sítio ao ar livre a conversar.

    ReplyDelete