October 07, 2020

A moda masculina está a mudar

 



Gucci man fashion


A Gucci lançou uma moda masculina com vestidos e outra roupa e acessórios tradicionalmente femininos. 

Que os homens se vistam de uma maneira menos marcial e austera não é nenhuma novidade. No tempo de Luís xv a moda masculina era muito mais extravagante e de acordo com a vaidade natural:



E nem é preciso recuarmos tanto. No início do século XX, em 1905, um nobre apresentava-se assim para a posteridade:



Se formos à década de 70 do século passado, os homens vestiam-se como as mulheres, o que denota uma real mudança de atitude quanto à liberdade sexual e todos que são mais ou menos da minha idade se vestiram mais ou menos assim. Não achávamos estranho (a não ser os pais) nem os homens nos pareciam menos 'homens' ou menos sexy por se vestirem com flores e folhos, terem o cabelo comprido, andarem de fios e pulseiras e outras coisas que depois se tornaram uma espécie de tabu a não ser em certos meios artísticos.


Wagner gostava de vestir-se com roupas de mulher e tinha uma sala escondida para isso. Ninguém pensa pior dele por causa disso.

Um homem pode vestir uma saia e ficar sexy. Para já não falar de roupa interior... tenho um amigo que já não vejo há uns bons anos, que gostava e ainda deve gostar, de vestir roupa interior que até há pouco tempo era difícil encontrar para homens, de renda preta e isso. Antes de se vulgarizarem as compras por catálogo e depois pela internet, fui com ele um par de vezes a lojas comprar roupa que não era para mim... 

Well, that is sexy...


A moda é uma mera questão de habituação do olhar. Agora não era preciso a marca fazer aquele vestido cor-de-laranja. Aquilo talvez ficasse bem à minha sobrinha-neta que tem 10 anos mesmo assim, não sei. E aquilo custar 3000 euros... lol. 

Algumas grandes marcas só se percebem no contexto das pessoas quererem exibir-se dizendo que as têm e não me incomoda nada que sejam caríssimas porque são de coisas horrorosass: a Gucci, por exemplo, só tem roupas que acho horríveis. E os sapatos, meu deus...  e a Louis Vuitton, com aquelas malas cor de côcô cheias de letras em amarelo vomitado... djesus...

Enfim, a moda masculina está a mudar.

2 comments:

  1. Nos anos 70, adorava ver homens de cabelo comprido. Eram os que me atraíam mais. Agora, a maioria dos homens usa cabelo curto e barba.
    O namorado da minha filha usa um corte de cabelo que eu acho interessante ( e ela também 😊) que é um corte que eu chamo médio. É um corte "à homem" mas mais comprido. Fica-lhe bem!
    E os kilts dos escoceses. São giríssimos!
    Mas, como em tudo, é preciso ter bom gosto.

    ReplyDelete
  2. Sim, claro, também havia muito mau gosto, mas as roupas dos homens eram mais alegres.

    ReplyDelete