September 12, 2020

'Sevandija'

 


Fui dar com esta palavra que não conhecia e quer dizer, 'parasita, verme'. 

O escritor português Sérgio Luís de Carvalho, autor de Dicionário de Insultos (2014, Planeta), diz que, "Insultar é importante, porque é uma sauna para a alma. Traz um alívio. Todos precisamos fazer isso de vez em quando. Se não faz, tem algum problema."

Isto vem a propósito de, nestas férias de praia em que passávamos o tempo quase todo fechados em casa, à conta do covid, numa tarde de indolência, já não sei a propósito de quê, eu, o meu filho, a namorada e um sobrinho pusemos-nos a ver quem encontrava mais insultos, por ordem alfabética, com a particularidade de termos de tentar encontrar insultos que não caíssem na ordinarice e pudessem ser ditos em tom composto e erudito. Por exemplo, energúmeno, sacripanta, labroste, etc. Há letras, como o 'J' ou o 'H', muito difíceis para o insulto. 

Evidentemente que estamos todos a muitas léguas de distância do Fialho de Almeida que sabia insultar com uma erudição impecável. Ora veja-se o que escreve neste livrinho, 'Os jornalistas e outras pasquinadas':











Ou este trecho aqui:












daqui:




No comments:

Post a Comment