September 08, 2020

Porque é que o olho humano vê mais tonalidades de verde que de outra cor qualquer? II

 


Esta pergunta ouvi-a na série, Fargo (1ª temporada). É o assassino quem faz a pergunta -num tom entre o desafio e o ensinamento- ao polícia que sabe ser ele o assassino mas em quem ninguém acredita. Embora a detective-polícia -que acaba por casar com ele-, lhe dê parcialmente a resposta, só no último episódio ele a percebe inteiramente. 

(tive curiosidade em saber a resposta e daí o post anterior)

A série é muito boa. É sobre o bem e o mal e o espectro do comportamento humano, desde o ponto mais baixo, o do animal de instinto predador, ao mais alto: o animal com humanidade. Gira toda à volta de três pessoas: um vendedor de seguros que passa de vítima a assassino de oportunidade e que é um predador construído socialmente; um assassino profissional e sádico, um predador nato (uma das maçãs que tenta as vítimas a passarem-se para o lado dos predadores); e uma detective-polícia não-predadora mas que vê todos os tons de verde.

A série é passada no Minnesota num contexto duro de neve e frio permanente, florestas com lobos que aparecem em certas cenas para nos lembrar que há predadores entre nós. Os diálogos são muitos bons, com textos e sub-textos. As personagens muito boas. O chefe da polícia a partir do 2º episódio, por exemplo, que vomita quando vê mortos, não vê nenhum tom de verde e queixa-se do mundo não ser cor-de-rosa mas entretanto é um pescador daqueles que persegue peixes grandes e depois os pendura como troféus no escritório.

Há uma história que a detective conta ao vendedor de seguros que está sempre a dizer-lhe que é uma vítima e que se irrita com ela por perceber que ela sabe muito bem que foi ele que matou a mulher: 

"um dia -diz ela- um homem entra num comboio e sem se dar conta uma das luvas que leva nas mãos cai na linha do caminho de ferro. Ele dá por isso já com o comboio em andamento. Então, abre uma janela e deixa cair a outra luva para que, quem encontrar a primeira, possa encontrá-la e ficar com o par completo." 

Muito boa a série.


No comments:

Post a Comment