imagem da net
Os seres humanos são omnívoros. Diferenciar tons de verde ajuda a encontrar plantas comestíveis, a evitar plantas venenosas e a encontrar animais que se alimentam de certas plantas específicas.
As três cores que vemos (vermelho, verde, azul) são apenas uma cor para um dos três tipos de cones que os nossos olhos têm. Os seres humanos são tricomatas, o que significa que percepcionamos três cores primárias. A retina do olhos humano pode detectar luz entre comprimentos de onda de 400 e 700 nanómetros, uma faixa conhecida como, o espectro visível.
Cada cor primária corresponde a um comprimento de onda diferente, começando com o azul, o mais baixo, com 400 nanómetros, até ao vermelho, o mais alto, com 700 nanómetros. No meio do espectro está o verde, a 555 nanómetros. É neste comprimento de onda que a nossa percepção atinge o seu melhor.
Quando vemos uma rã verde, a cor que vemos é a luz reflectida na superfície da pela da rã, percebida pelos nossos olhos como verde, mensagem que enviamos ao nosso cérebro.
"Podíamos ter evoluído para cones que detectam ultra-violeta, laranja e infra-vermelho ou outro conjunto de cores ou até um número diferente de conjuntos de cores. Há animais que têm apenas um (só vêm uma cor), os pássaros têm quatro, certos camarões têm doze." (orphism)
Se a bactéria roxa e não a verde se tivesse tornado o cloroplasto das células das plantas terrestres, talvez a nossa vista estivesse centrada no roxo e não no verde.
Os nossos ancestrais viviam em florestas e campos verdes. A capacidade de distinguir as tonalidades de cor nas plantas (quais comer, quais evitar) e frutos (quando estão verdes e quando estão maduros), deu-nos uma vantagem evolutiva.
Tal como nas plantas, também na fruta a clorofila lhes dá a cor verde. A banana, que pensamos como um fruto amarelo, começa por ser verde. A mudança da cor que corresponde ao processo da molécula presente na casca da banana se quebrar, indica uma cada vez maior concentração de açúcar.
Apesar de já não vivermos nas florestas, a nossa percepção do verde continua a jogar um papel importante nas nossas vidas e na nossa saúde. Sabemos que o relvado precisa de água pela mudança do tom de verde em amarelado; sabemos que a salada não é fresca pala mudança de cor das folhas verdes em tom acastanhado ou amarelado. Sabemos que as pessoas que vivem rodeadas de verde têm vidas mais saudáveis e que a cor verde tem importância na saúde mental. Certas tonalidades acalmam, outras revigoram.
Verde é a cor-sintoma que melhor indica a saúde do planeta.
Porque é do Sporting? 🤣
ReplyDelete