September 19, 2020

O que está num nome?

 


Como parte do livro é a falar sobre a linguagem e o sentido, dois temas comuns a estes pensadores, a questão é interessante.

Parece-me que Eilenberger chamou ao livro, 'Time of The Magicians' porque compara a época destes 4 pensadores -Heidegger, Wittgenstein, Benjamim e Cassirer- à época renascentista, da qual fala muito de passagem a propósito do encontro de Cassirer com Wargurg. Tal como essa época de transição foi, de um certo modo, mágica, uma espécie de caldeirão excitante e estimulante de ideias e pessoas inovadoras, também a época destes pensadores e, eles próprios em particular o foram - pensadores inovadores relativamente à filosofia moderna. E com muitos seguidores. Só Heidegger, à sua conta, formou e influenciou, Hans-Georg Gadamer, Hannah Arendt, Karl Löwith, Gerhard Krüger, Leo Strauss, Jacob Klein, Günther Anders, Hans Jonas, Marcuse. Wittgenstein está na origem do Círculo de Viena.

Este livro permite-nos ficar com uma noção clara de como as ideias que marcaram o século XX na filosofia e na cultura se formaram e se relacionaram, logo no seu início, como evoluíram e que caminhos, ainda a ser percorridos, abriram. Talvez para especialistas neste época isso não seja nada de especial mas para mim, que sou ignorante de muitas coisas (conheço mal o pensamento de W. Benjamim e mesmo de Cassirer, de quem já li obras sobre a arte e o conhecimento, conheço mal o pensamento sobre a cultura da Filosofia das Formas Simbólicas, que nunca li) é muito interessante.

Tenho uma ideia clara das outras épocas da Filosofia: os conceitos originais, os grandes debates, as grandes questões que as marcaram e os meandros da sua evolução e influência no mundo lógico e ontológico, ao longo dos tempos, mas essa compreensão, quando chega ao século XX, tem muitas falhas, porque há pensadores que conheço mal - uma coisa é sabermos as ideias dos pensadores individualmente, outra é termos uma visão de totalidade capaz de gerar uma compreensão da época, das suas possibilidades e constrangimentos, sem a qual dificilmente se consegue 'ler' o presente e as possibilidades de futuro. E este livro ajuda nisso.

Hoje vou deixá-lo de lado. Amanhã acabo-o.


No comments:

Post a Comment