September 04, 2020

Música barroca ou, como é que um país se torna excelente numa área qualquer

 

Competição saudável. Porque é que os belgas são tão bons a fazer chocolate e criações de chocolate? Porque cada pastelaria que se preze tem o seu mestre chocolateiro ou maitre bomboniere que faz criações de chocolate, bombons, bombinhas, trufas de chocolate, bolos e bolinhos, etc. Decora a montra com criações próprias. Com tanta competição entre pastelarias, vão-se tornando cada vez melhores.

Não há nenhum segredo especial. É apoiar e deixar que ideias diferentes e práticas diferentes entrem em competição. Não é com imposições autoritárias.

Como é que a Finlândia houve uma altura que se tornou excelente na educação? Foram buscar professores com boa formação, apoiaram-nos e deixaram-nos em paz a trabalhar sem autoritarismos. Agora estão a dar passos atrás. Cá já foi assim mas durou pouco tempo e há muitos anos que andamos a dar passos à caranguejo, a desfazer o que tinha sido bem feito.

Vem isto a propósito de, como é que na Alemanha se tornaram excelentes na produção musical na época barroca, o que depois continuou?

--------------------
"O que era excepcional na Alemanha luterana era o grande número de compositores. Não só cada capela principesca tinha seus próprios músicos e compositores, como as igrejas, em cada cidade, mesmo nas de tamanho modesto, tinham um organista, cantores e muitas vezes instrumentistas, bem como um "cantor", necessário para garantir o fornecimento de composições musicais para os serviços de domingo. 

Algumas delas estão a começar a ser redescobertas, enquanto outras ainda são raras e difíceis de conhecer. E, no entanto, todos contribuíram para criar um património impressionante que A RICERCAR não pára de explorar há 40 anos ". Jérôme Lejeune 

► Discover a playlist of 40 tracks selected by us, to give you a sample of the variety of tracks contained in this box set: https://lnk.to/Masters_German_BaroqueFA




No comments:

Post a Comment