Estive a ver este filme que é passado nos primeiros anos da Segunda Guerra, quando as estradas de França eram atravessadas por colunas de famílias que tinham abandonado as suas quintas e casas à pressa, com poucos pertences, às vezes uma carroça, um carro velho, em filas de quilómetros, com os filhos, em direcção ao Sul, na esperança de fugirem à guerra e começarem uma vida melhor. Isso pôs-me a pensar no que levaria se tivesse que sair à pressa só com uma maleta na mão, deixando tudo para trás. Depois lembrei-me que isso já me aconteceu... LOL... em 75.
Lembro-me de o meu pai entrar em casa com o tio D. e os copcons atrás de metralhadora, estando eu na outra ponta do corredor e da minha mãe me dizer, 'vá acordar os manos [os meus dois irmãos mais novos, com 5 e 8 anos, que estavam a dormir], faça uma mala para eles e outra para si e espere no largo perto da porta de trás [da cozinha]'. Então, acordei os meus irmãos, fiz uma mala para eles e deixei-os com a C., a cozinheira, que entretanto entrou pela casa adentro, veio ter comigo e disse-me, 'vá fazer a sua mala que eu tomo conta deles'. Lá fui ao primeiro andar, onde era o meu quarto, agarrei numa mala, pus lá dentro os discos todos, cartas de amigos (tinha tido uma hepatite no ano anterior e os amigos escreveram-me montes de cartas com beatas de cigarros lá dentro), um poster que tinha na parede e três ou quatro livros. Depois pensei, 'se a mãe me manda abrir a mala e vê que só tenho discos e livros ainda levo um tabefe, de modo que fui a uma gaveta e tirei umas calças e uma camisa que estendi em cima das coisas para parecer que era tudo roupas. Depois desci, peguei na P. ao colo e com o Z. agarrado à minha camisa, fui esperar onde me mandaram. Nessa noite, que ficámos em casa da avó umas horas, antes de vir para Lisboa, a minha mãe perguntou-me, 'fez a mala dos seus irmãos?' - Fiz. 'E trouxe roupas para si? É que não sei se acabámos de perder tudo o que tínhamos'. - Sim, sim, trouxe roupas 😁 Agora, quando me lembro disto, dá-se sempre vontade de rir ahah é que é mesmo coisa de miúdos. O meu irmão vinha com um saco com os carrinhos todos e não também não queria saber de roupas.
Mas enfim, lembro-me dos discos todos que trouxe mas não dos livros. Devo ter trazido livros que andava a ler... seja como for, estava a ver este filme e pus-me a pensar, 'se tivesse que sair à pressa e deixar tudo, mas pudesse levar um livro, que livro é que levava?' Pois, não sei... não é fácil responder a isto.
Eu levava os livros da Ferrante, as Brumas de Avalon, Os Maias!
ReplyDeleteUm livro! Só um livro.
ReplyDeleteSe calhar era "Os Maias".
ReplyDeleteHouve uma época em que o lia todos os anos, no Verão!
Gosto muito dos Maias mas não seria a minha escolha.
ReplyDeleteEntão, qual escolhias?
ReplyDeleteHumm... estou a pensar, já respondo :)
ReplyDeleteEstou indecisa entre, Antologia de Poesia do Pessoa (da Aguilar) ou As Leis do Platão.
ReplyDelete