August 20, 2020

A Svetlana Tikhanovskaya é inexperiente e o BHL é só parvo

 


Ela tem desculpa por ser inexperiente e não ter, calculo, conselheiros, pois foi projectada para a vida política de repente e pelas circunstâncias da vida. Agora ele... ele não tem desculpa nenhuma, é só vaidade. É evidente que Putin vai interpretar isto como ela estando, se não ao serviço, pelo menos manipulada pelo Ocidente. Isso só vai ajudar o ditador que lá está e a ela só a prejudica.

Nos meses antes de sairmos do Alentejo a meio de Julho do Verão Quente de 75, à meia-noite e meia, depois de um julgamento popular com o COPCON de metralhadoras apontadas, acontecia todas as semanas trabalhadores da herdade ligarem para nossa casa às escondidas e anonimamente a avisar que o PCP estava a preparar qualquer coisa em grande para aparecer nas notícias e até ao último dia, em que soubemos, também às escondidas que estavam a reunir e industriar centenas de pessoas de terras à volta para vir fazer mal. 

Nesses últimos meses em que estávamos vigidos pelo PCP, telefone com escutas, com ameaças, assédio do COPCON e prisões frequentes, um dia, já em finais de Junho, saí de casa, passei pelo senhor J., que tratava dos cavalos (uma pessoa com quem nos dávamos desde miúdos) e falei-lhe, disse-lhe bom dia, perguntei pela M. que era a filha, que tinha a minha idade e com quem me dava. Ele respondeu. O meu pai estava por ali e disse-me, 'nunca mais fale ao senhor J. nem a nenhum outro trabalhador a não ser que tenha a certeza que ninguém está a ver e ouvir'. Perguntei-lhe porquê e ele respondeu-me que ao cumprimentar obrigava as pessoas a responderem-me e que isso as prejudicava porque eram logo identificadas como fascistas pelos comunistas e depois, quando viessem ocupar a herdade, haviam de ser prejudicadas ou até despedidas. Tinha 14 anos, era inexperiente. O BHL já tem muitos anos em cima.



No comments:

Post a Comment