July 23, 2020

Por falar em doenças: notícias absolutamente extraordinárias



O sofrimento (e a morte precoce) que isto vai poupar a centenas de milhões de pessoas nem consigo explicar. Estes são os meus primeiros heróis. Iniciativas destas é que merecem fundos, louvores e incentivos, não os banqueiros e suas alforrecas.


Desenvolvido teste que deteta cancro anos antes dos primeiros sintomas

Equipa diz que o teste conseguiu detetar cancros a desenvolverem-se quatro anos antes de qualquer sintoma se manifestar e de outros diagnósticos apontarem a existência da doença.

Foi desenvolvido um novo teste capaz de detetar um cancro quatro anos antes dos primeiros sintomas se manifestarem no organismo. De acordo com a equipa de cientistas responsável pelo desenvolvimento deste novo teste, a deteção antecipada pode ajudar a combater de forma mais eficaz a doença. A equipa é constituída por investigadores chineses e norte-americanos.

Os testes, que foram batizados "PanSeer", baseiam-se numa análise da metilação do ADN - uma modificação química - através de uma amostra de sangue. 

De acordo com o estudo publicado na revista científica Nature Communications, o teste ao sangue é capaz de detetar cancro em 95% dos assintomáticos que posteriormente desenvolvem um diagnóstico.

Cinco tipos de cancro podem ser detetados preventivamente através deste teste. Os cancro em questão são cancro do estômago, do esófago, colorretal, dos pulmões e do fígado.

No comments:

Post a Comment