July 20, 2020

Isto a mim choca-me




Parece que a professora Isa é a única que não gosta de ler...

Como é que uma professora que ensina as primeiras letras não gosta de ler? Iram-se os comentários nas redes sociais.
-----------------------------------

Como é que um professor pode ensinar sem nenhum entusiasmo por aquilo que ensina? Um professor que diz aos alunos que não gosta do que vai ensinar, desvaloriza a disciplina e, por consequência, desmotiva-os imediatamente. Tendo em conta que esta é uma professora da escola primária, isso ainda é mais sério, porque sendo mais velhos, portanto, menos dependentes do professor, os alunos podem aguentar muito bem um professor desmotivador, mas enquanto são muito novos imitam muito os educadores, de modo que isto faz mossa no entusiasmo e vontade de aprender dos alunos. 
Nem sequer percebo que um professor não goste de ler. 
Um professor define-se, em grande parte, pela vontade de aprender, de perceber e de passar essa necessidade e gosto aos alunos. Ora, se ele é o primeiro a não gostar de ler, como pode aprender e passar esse gosto aos alunos?
Se calhar é uma professora que não gosta de ser professora. Isso é o que não falta e não é ilegal: pessoas que não gostam da profissão que exercem e o fazem por necessidade de sustento e nada mais. Se calhar até são a maioria dos profissionais de todas as profissões. Mas se é esse o caso desta professora, não gostar da profissão, não devia dizê-lo nem mostrá-lo para não afectar os alunos, porque mesmo que se exerça uma profissão de que não se goste, deve-se ter profissionalismo e pode-se ter brio no trabalho.
Não me choca que uma pessoa não goste da sua profissão, choca-me a falta de profissionalismo.

4 comments:

  1. Totalmente de acordo contigo!Nunca digo nada aos meus alunos que os desmotive. Nem aos EEs! Aliás, no final deste ano letivo recebi alguns emails de apreço de alguns alunos e EEs. Limitei-me a agradecer e a lembrar que só fiz o meu trabalho!
    É o tal profissionalismo de que falas.
    Mas, lá que não estou satisfeita com esta profissão, não estou! E quero muito ir embora.
    Manela

    ReplyDelete
  2. Pois, é isso mesmo, uma pessoa pode estar farta duma profissão mal tratada, mas tem que separar as águas porque os alunos não têm nada a ver com isso, nêm têm culpa. Neste caso, nem é a professora estar farta, é que não lê livros, nem gosta de ler... como é que uma pessoa que não gosta das palavras as pode ensinar?

    ReplyDelete
  3. Pois, isso é, de facto, muito estranho!
    Mesmo que não fosse professora?! Como é que não gosta de ler?!
    Manela

    ReplyDelete
  4. E, quem é que, não gostando de ler, escolhe ser professora?

    ReplyDelete