July 21, 2020

ahah Acho que esta é a Criação mais bizarra que já vi



The Creation of Eve. c.1480-c. 1493
Maestro Bartolomé (Spanish)
Oil on panel
The University of Arizona Museum of Art

Original commission by Cathedral of Ciudad Rodrigo, Spain.

Uma pintura diz muito da mentalidade, das crenças, das esperanças e dos medos de quem a fez.


Acho que nunca tinha visto uma 'Criação de Eva' tão... estranha.
Adão está a dormir ferrado depois do almoço (barriguinha cheia), Deus (a ostentar riqueza) e com ar de quem vai vomitar, abre-lhe uma cratera nas costelas que lhe deve ter levado o baço e mais qualquer coisa e faz sair de lá a Eva que, ou é da minha vista ou tem um dos peitos a sair directamente do pescoço. Vem já com um ar miserável, sabendo o que a espera no mundo dos homens da fé. Uma das pernas de Adão tem lá dentro um pão alentejano. Entretanto, uma vaca (os cornos da vaca têm muito que se lhe diga), um cavalo, um carneiro e um galo, estão demasiado interessados no buraco de Adão. Um leão com ar de demónio e um pássaro gigante de uma só perna gritam (o leão ruge). Lá atrás, uns corvos com ar ameaçador atacam-se uns aos outros. Se isto é o paraíso, vou ali e já venho. 
Esta obra foi uma encomenda, o que significa que alguém a viu e deu o ok a esta visão bizarra da Criação de Eva enquanto Adão cochila com um pão alentejano na perna :))) 
Esta pintura faz-me lembrar aquela música popular açoriana que começa assim:

Eu nasci à Sexta-Feira
de barbas e cabeleira
mais parecia o Anti-Cristo
até o senhor padre cura
que é homem de sabedura
nunca tal houvera visto.

Fantásticamente bizarro e revelador. Agora ando a namorar um livro de preço proibitivo, mesmo tendo em conta as 800 páginas ilustradas e os textos excelentes:


- a maneira como um período de um milénio e qualquer coisa imaginou o paraíso e o inferno com os seus anjos e demónios explica muito dos percursos da construção humana.


Angelus & Diabolus


No comments:

Post a Comment