June 17, 2020

dos alunos. - coincidências




Na turma do 12º ano andamos a trabalhar o tema das relações entre as pessoas e os grupos e a propósito disso abordamos as teorias de Gordon Allport sobre o preconceito e a discriminação, quer dizer, como se passa de um para o outro. E ele tem a ideia que uma maneira de atenuar os preconceitos ou mesmo, fazê-los desaparecer, passa pelo aproximar das pessoas, já que, enquanto não conhecemos as pessoas de perto elas são categorias estereotipadas, mas quando começamos a conhecê-las nas suas características pessoais, apercebemos-nos da sua complexidade individual e torna-se difícil manter os preconceitos iniciais. [esta é uma das razões porque nunca percebi que se enfiassem imigrantes em guetos em vez de os espalhar no meio dos outros] Nem de propósito, fui dar com este artigo sobre um indivíduo que faz grandes baixas no KKK com esse princípio de aproximar-se das pessoas, falar com elas, etc. Muito interessante, a experiência que ele conta nesta entrevista.
Hoje também falámos de conflito e cooperação e é claro que o conflito que está na ordem do dia entre a polícia e as populações vem mesmo a calhar. É sempre preciso cuidado a falar destas coisas nas aulas. Tenho alunos filhos de polícias, um da PJ.
Estou a uma semana de acabar as aulas com o 12º ano. Três anos e agora acaba-se assim... isto chateia-me e incomoda-me.

2 comments:

  1. Eu sei que isto não tem nada a ver com este post mas tenho de o dizer: em Pequim com 31 casos de Covid-19 fecharam bairros e cancelaram 1200 voos.
    Aqui em Lisboa com 300 e tal casos todos os dias , abrem-se Centros Comerciais e até vamos ter a Final da Champions na Luz e em Alvalade com público!!
    Como é isto possível?!
    Manela

    ReplyDelete
  2. Isso do futebol não tem pés nem cabeça... o governo dá maus exemplos e as pessoas seguem. Viste a festa de 200 pessoas no Algarve onde até já infectaram os filhos e tudo? Não querem saber.

    ReplyDelete