Por iniciativa de Sampaio da Nóvoa mas com o esforço de outros que o seguiram.
A língua portuguesa escrita é mais bonita que a falada. Ao contrário da italiana que é mais bonita falada que escrita. A língua portuguesa dá muitos pontapés na lógica mas está cheia de subtilezas, excepções, irregularidades que espelham a própria vida pensada e vivida. Já a falada é cerrada e está cheia de sons, 'iche, iche' - todos os plurais, por exemplo e, muitos advérbios. Não é bonito. Nós é que estamos habituados e já não damos por isso.
Agora a escrita, enfim, tirando este aborto ortográfico que lhe assassinou a força vital e a reduziu a um presente pobre e unidimensional, é linda. A escrita do Camões, do Padre António Vieira... uma página do Teixeira Gomes é uma delícia, assim como do Ferreira de Castro, que nos põe dentro da selva a sentir o perigo do restolhar dos bichos. O Fernando Pessoa que anda à vontade nas paisagens interiores humanas e lhes conhece todos os recantos. O Vergílio e a Sophia e tantos outros.
Sim, a língua é também um instrumento de comunicação, de negócio, de diplomacia, de compreensão histórica e filosófica, antropológica e tudo o mais. Mas, acima de tudo, é a roupa que despimos e vestimos, que nos mostra e nos esconde.
Se voltasse atrás, no tempo, a seguir ao curso de filosofia, ou paralelamente, tinha ido estudar filologia. Gosto das palavras, do que elas revelam sobre a realidade e aliás, a filosofia, num certo sentido, é a linguagem - ao mesmo tempo forma e conteúdo, apreensão e apreendido.
Da minha janela para o mundo ouve-se a língua portuguesa. Neste primeiro dia mundial de 260 milhões de pessoas, a festa acontece na internet
Concordo inteiramente contigo.
ReplyDeleteO Italiano é para se ouvir.....e vê-los falar! LOL
Sim. É tão bonito o italiano, tão musical.
ReplyDelete