Hermann Corrodi (1844 - 1905) - foi um pintor italiano do estilo academista conhecido pelos temas orientais citadinos. Esta pintura, A Velha Ponte de Galáta, Constantinopla, pintada no último quartel do século XIX é um exemplo perfeito do espírito Orientalista de então.
A maioria das pinturas do movimento Orientalista não eram uma representação correcta mas sim uma romantização da vida do Médio Oriente. Muitos artistas da época, incluindo Corrodi, viajaram pelo Egipto, Síria, Chipre e Instanbul. Contrariamente aos pintores realistas posteriores que favoreciam a realização das pinturas in loco, os academistas apenas faziam os esboços nos sítios e depois criavam toda a pintura no conforto dos seus estúdios, acrescentando, por vezes, detalhes pitorescos imaginativos para realçar a impressão da imagem que queriam passar. (Marina Viatkina)
Do que gosto nesta pintura? A atmosfera romântica das cores quentes e da luz que envolve a cena com os minaretes da mesquita ao fundo. Tem um ar de fim de tarde de Verão ameno quando a vida se desapressa, as conversas se estendem vagarosas e indolentes e o olhar se demora no horizonte. Nesses países onde a vida ainda não está digitalizada, como o país do Alentejo profundo, o tempo estende-se sem compartimentos e é muitas vezes redondo.
No comments:
Post a Comment