March 03, 2020

A propósito do coronavírus. Não percebo as pessoas



Hoje, quando entrei numa aula, a turma vinha a falar do assunto e perguntaram-me se achava bem que alunos que vieram de Itália (pelo menos um, de Milão) andassem lá nas aulas como se nada fosse. Disse que me parecia uma imprudência porque não estão a pôr-se só a si em risco. Depois alguns alunos disseram-se que têm uma visita de estudo a Roma na Páscoa e eu disse-lhes que me parecia imprudente ir para Itália, mas que se fossem, deviam depois ficar de quarentena para não porem outras pessoas em risco. Diz uma aluna, 'mas andam aí a dar aulas três professoras da disciplina de ... que vieram de Itália há cinco dias'.

No intervalo vi uma delas e perguntei-lhe se era verdade que tinha estado em Itália há poucos dias. Disse-me que sim. 'Então e não te puseste de quarentena?' - Não, diz ela, eu sinto-me bem. Se te sentes mal é lá contigo. Não fiz nada de ilegal. 'Não fizeste nada de ilegal mas é irresponsável. Não vês as notícias? Não sabes que muitos focos da doença começam com pessoas que estiveram em Itália e que podes ser portadora do vírus e não ter sintomas?' Diz outra que estava a ouvir, 'olha, se calhar tu é que devias ir de quarentena porque pertences a um grupo de risco'. A sério? Nós devemos ir de quarentena para os outros poderem ir passear para Roma? Ficou chateada de eu tê-la interpelado directamente. Querem poder ir passear para Itália, voltar sem se preocuparem se estão a infectar outros e não serem chateados com o assunto.

Há colegas que vão para Roma na Páscoa e disseram-me não ter intenção de se pôr de quarentena na volta... mas eu estou aqui a ver alguma coisa mal? As pessoas não têm obrigação de ser prudentes e responsáveis? Uma coisa é podermos apanhar o vírus à mesma assim como podemos sair à rua e ser atropelados, outra é atirarmo-nos para a frente dos carros e levar outros atrás.

Andamos nós a dizer aos alunos para serem prudentes...

A legalidade e a ética são duas coisas muito diferentes.

Amanhã vou conhecer um médico novo logo pela manhãzinha e vou fazer-lhe perguntas relacionadas com isto. O coitado vai ter que me aturar.


4 comments:

  1. Uma colega também ficou muito incomodada quando eu disse que as pessoas deviam evitar viajar nesta altura por causa do contágio!
    Ela tem os filhos a viver em Londres e disse logo que os tinha de ir visitar.
    Eu respondi-lhe que não via a minha filha há mais de um mês e ela vive em Lisboa....

    ReplyDelete
  2. As pessoas são irresponsáveis.

    ReplyDelete
  3. A minha faculdade ja enviou mails a dizer para lavarmos as maos frequentemente, meteu gel desinfetante nos wc's, ninguem quer saber...Eu chego do metro, vou lavar, vou comer algo, lavo antes...Chego a casa e faço igual. Evito mexer na cara tambem. Uma colega estava a dizer com tom jocoso que nao ia cancelar viagens nenhumas na Páscoa, que a mãe dela a estava a aconselhar a tal, mas nao acha necessário. Fora os comentários de gente irresponsável "ah eu nao tenho medo, que venha", pois, vivem sozinhos na ilha, só pode. Meter o braço à frente quando se tosse ou espirra, mal vejo gente a fazer isso...Quanto às máscaras, já esgotaram há bastante tempo. Álcool nos supermercados também ja foi. Eu em casa lavo com agua e sabao, que é igualmente eficaz e desinfeto o ecra do telemovel 2x por dia, como estao a mandar fazer.

    Luna

    ReplyDelete
  4. Hoje o médico que consultei disse-me que o mais importante é não mexer na cara porque tocamos nas coisas e pode haver transferência. Lavar as mãos. Não estar em sítios fechados com muita gente... dou aulas... não é possível, para além de que a sala de professores às vezes está tão cheia que não há lugar para sentar. Depois, dada a minha doença e o sistema imunitário afectado com os tratamentos, fugir a sete pés (expressão dele) de pessoas com gripe, com sintomas de infecção ou que se suspeite serem portadoras do vírus. Usar desinfectante se houver. Para já não há necessidade de andar de máscara.

    ReplyDelete