February 09, 2020

A situação na educação II



 Nas escolas, as coisas degradam-se a um ritmo alucinante. Já chegaram ao 10º ano os alunos com plano semestral (estiveram um ano e meio sem contacto com o inglês, por exemplo, e estão a zero...) e as turmas onde passaram todos por decreto. É o descalabro.
Os pais agora queixam-se muito que os filhos estão habituados a ter 5s no básico e no 10º ano não passam do 10 ou nem aí chegam. Uma pessoa tem que explicar-lhes que o ensino básico foi transformado numa fraude em que um aluno pode passar com 7 negativas  e 500 faltas, isto é, sem saber nada de nada... depois os professores começam a compensar, claro. Se os de 2 vão passar, os 3s sobem logo para 4 e os 4s para 5.

Depois tiram os elementos da pauta para ninguém ver, mas mesmo assim ainda se vêem as negativas, de modo que qualquer dia proíbem as pautas (com o falso pretexto da protecção de dados) para que ninguém veja que uma turma inteira passou de ano com 500 faltas cada um e tudo notas de 2. A seguir passam para o 10º ano que está a começar a sofrer a pressão que o básico sofreu para se tornar numa fraude. Pois se os alunos chegam quase todos ao 10º ano sem fazer nada e sem saber nada (na minha escola há centenas de livros gratuitos do básico que os alunos não vão levantar... pois para quê, se não é preciso estudar... aliás, a proibição de escrever nos livros mostra a relevância que têm...) os professores do secundário começam a baixar o nível de exigência se não chumbam todos e têm que gramar a inspecção como se fossem criminosos.

No fim passam todos com 14, pois com essa nota podem ir a exame e tirar 0 que passam na mesma. E se é isso que os pais querem para os filhos (serem uns ignorantes encartados sem futuro) vão ter que esperar que estes professores que estão a dar aulas e são do tempo em que se valorizava o saber e não o fazer crochê, se reformem, porque há limites para o que aceitamos fazer.

É claro que temos que dizer isto por outras palavras aos pais se não desmaiavam, que a verdade mata.

No comments:

Post a Comment