É preciso dizer que nós falamos com colegas de outras escolas e também vão parar à escola colegas que vêm de escolas de outros pontos do país e sabemos que voltou a haver um clima de perseguição nas escolas como não se via desde o tempo da Lurdes Rodrigues. Perseguição, atropelo dos direitos mais básicos e verdadeiras insanidades.
Temo que esta tutela, com a sua política de terra queimada, destrua de um modo definitivo, todas as virtudes da escola pública. A escola pública continuará a existir mas será completamente irrelevante.
É evidente que ninguém está com vontade de ser enxovalhado...hoje em dia, ser professor é pertencer ao lumpen, mesmo os que estão no topo da carreira: ganha-se mal, as condições de trabalho são péssimas e a valorização pessoal e social é inexistente! Quem pode, vai-se embora!
ReplyDeleteEu assim o farei daqui a três anos, se tudo correr bem!
Mas é triste porque vemos que as coisas podiam ser muito diferentes. Fazem uma espécie de terrorismo aos professores. Lembras-te do PPC que empobrecia as pessoas e culpava-as do empobrecimento? É exactamente o que estes fazem. É um problema difícil de resolver porque é um problema de mentalidades.
ReplyDelete