November 29, 2019

Joana Mortágua, essa revolucionária de gabinete, grande especialista em educação, culpa os professores pelos chumbos. Que original...




... e vem dizer-nos que em Portugal se chumba porque os professores (já que somos nós quem damos as notas) têm uma cultura de retenção. Pois claro, nós até temos umas cadeiras no estágio onde fazem a apologia do chumbo e nos ensinam como chumbar alunos.

Esta revolucionária de rabo sentado no gabinete, que assinou de cruz todos os decretos de desinvestimento que o seu companheiro de geringonça decidiu, tanto para a educação como para a saúde, vem agora culpar outros de não ter feito o seu trabalho e ter sido cúmplice do abandono em que as famílias são deixadas para engordar a banca e os amigos (sendo a condição social a principal causa do insucesso escolar, como todos os documentos nacionais e internacionais mostram à exaustão) e a educação também.



Chumbar ou não chumbar?

Porque se chumba tanto em Portugal? Porque o verdadeiro facilitismo reside numa cultura de retenção que liberta o sistema da difícil tarefa de elevar os alunos mais desafiantes. Essa conclusão é repetida há anos pelo CNE, desde os tempos em que David Justino era presidente. É também um alerta constante de todas as instituições internacionais, incluindo a OCDE e a Comissão Europeia (Eurydice), para quem “não basta a alteração da legislação em matéria de retenção para mudar esta convicção, que deve ser suplantada por uma abordagem alternativa para responder às dificuldades de aprendizagem dos alunos”.

No comments:

Post a Comment