October 20, 2026

Os grandes intelectuais da nova-esquerda Rolex



«Dedo do meio em riste, "vai-te embora, idiota, vai-te embora, sionista nojento": quando Didier Eribon me expressa o seu ódio».
«Mas é o Eribon!! » diz o meu amigo. A incredulidade do meu amigo ainda ressoa. Acabou de reconhecer o homem que, segundos antes, me tinha gritado «Vai-te embora, idiota!» acompanhado de vários gestos obscenos, num passeio parisiense onde estávamos a conversar, o meu amigo, a minha mulher e eu. 
Não se trata, portanto, de um simples transeunte tomado pela raiva. É mesmo o Didier Eribon. O eminente académico, o sociólogo, o intelectual de esquerda. Que se revolta na vulgaridade. À maneira de um exibicionista que, com dificuldade em encontrar oportunidades para se satisfazer, abre o sobretudo e tira o seu órgão à pressa, enquanto vomita obscenidades para ver o efeito que causa nas transeuntes… 
Passado o espanto, recuso-me a deixar que a impunidade se instale. Volto a subir para a minha bicicleta, alcanço-o e interpelá-lo com ironia e firmeza: «Senhor Eribon, é assim que lida com as suas divergências? Insultando as pessoas na rua e mostrando-lhes o dedo do meio com a mais crassa das vulgaridades?». 
Desmascarado, ele assume. Com uma arrogância lamentável: «Sim, sou o Didier Eribon, sou mundialmente conhecido e tu és um grande idiota». Ele não gosta de mim e fez questão de mo deixar claro. Isso acontece-me algumas vezes. Mas, tal como sempre que surge a violência verbal, decido não deixar passar em branco e, por isso, acompanhá-lo no seu passeio. Um passeio pelo bairro para o confrontar com a sua própria queda. 
Chamo-lhe a atenção para o quão desesperado é esse comportamento para um intelectual francês. O seu único argumento? « - Insultaste-me, por isso insulto-te. Insultaste os Insoumis, chamaste ao Jean-Luc Mélenchon um bastardo antissemita.» «Eu sou a República», declara Mélenchon, e, num paralelo perfeito, o intelectual dos Insoumis convence-se a si próprio: «Eu sou o Mélenchon. »
Ao ouvi-lo, percebo uma violência inédita, fria, um ódio visceral, uma raiva que distorce tudo. Acabo por lhe dizer: «Se fosses mais forte, ter-me-ias dado um soco na cara. É assim que resolves as disputas.» 
Como única resposta, e para mascarar a sua indignidade com snobismo burguês, apressa-se a esmagar-me com a sua agenda mundana: 
«A minha vida é maravilhosa! Esta noite, vou jantar com a minha amiga Annie Ernaux, Prémio Nobel da Literatura.» 
A arrogância da elite de Saint-Germain-des-Prés invocada para justificar um comportamento de rufião. Mas a máscara do académico cai completamente, deixando escapar o que lhe ardia na língua. «Podia ter-te dito, e posso dizer-te: Vai-te lixar, sionista nojento!» «Força», respondi. «Mais um esforço, a palavra certa está mesmo na ponta da tua língua.» Porque hoje sabemos muito bem: aquele famoso «sionista nojento», cuspido com tanto ódio numa calçada, não passa do disfarce do anti-semitismo mais viscoso. Daquele tipo que tenta reciclar-se, normalizar-se e exigir o seu lugar na sociedade. 
Didier Eribon não me disse «judeu nojento», mas todo o meu ser ouviu-o nas suas palavras e nos seus gestos. E não me venham perguntar porquê. É assim mesmo. E o mesmo se passa com as pessoas negras e os árabes-muçulmanos, que sabem perfeitamente reconhecer o racismo quando são suas vítimas. Esta cena de rua não é apenas uma anedota patética. Ilustra a mudança de uma certa esquerda que se tornou perfeitamente odiosa. Quando aqueles que deveriam ser os protagonistas do debate, as figuras tutelares da reflexão e do confronto de ideias, caem em tais extremos de excesso e violência, não é surpresa que a brutalidade esteja a corroer o resto do país. Naquela noite, Didier Eribon não se limitou a fazer um gesto obsceno a um adversário político; fez um gesto obsceno à própria inteligência.
Hesitei durante o fim de semana. O país já está suficientemente dividido. Mas estou a tornar isto público para não deixar nada passar em branco.


No comments:

Post a Comment