February 10, 2026

Hã...??



Um especialista em Inovação e Competetividade (na Economia e Gestão) escreve um artigo como especialista em educação? Sim...

Resultado? Uma verborreia de banalidades superficiais.

" A Nova Aposta Coletiva para uma ambição de excelência"
"A Gestão Inteligente desempenha no presente um papel de alavancagem da mudança"
"a liberdade que Karl Popper defende implica uma mudança no paradigma da Educação." [mais um?]
"a Nova Ambição que queremos para uma sociedade bloqueada"
""linha comportamental de justiça social e ética moral"
"atores do conhecimento capazes de induzir dinâmicas de diferenciação qualitativa"

Coitado de Popper metido nesta salganhada...

Se estas pessoas querem ser úteis, digam os factos, digam o que está desajustado ou mal nos jovens que  chegam à procura de emprego na economia e gestão: estão mal preparados tecnicamente? Têm um pobre domínio nas línguas? Não sabem trabalhar em colaboração? Identifiquem os problemas e digam o que necessitam e depois deixem que quem é especialista na educação faça os ajustes necessários para os resolver. Agora, não venham com receitas de paradigmas de educação quando não têm formação para isso e nem sabem do que estão a falar. Seria como eu mesma, vendo o que está mal no meu salário e nos impostos que pago, transpor isso em recados para o governo sobre as mudanças que deve fazer nas políticas específicas da economia e finanças, como se fosse formada nesses temas e soubesse resolver esses problemas.
-------------------

Francisco Jaime Quesado (Economista e Gestor – Especialista em Inovação e Competitividade)
JN

O Futuro da Educação assenta em novas variáveis estratégicas de mudança, muito viradas para os novos fatores críticos de competitividade, como a Inteligência Competitiva, a Inovação Aberta e a Educação Colaborativa. São eles a base de uma Nova Aposta Coletiva voltada para uma verdadeira ambição de excelência, crítica para o futuro da sociedade portuguesa.

Como muito bem refere Charles Leedbeater, nós somos o que partilhamos e esse é um sentimento individual e coletivo que temos que saber desenvolver.

A Gestão Inteligente desempenha no momento presente um papel de alavancagem da mudança único. Portugal precisa de forma clara de conseguir entrar com sucesso no roteiro do Investimento de Inovação associado à captação de Empresas e Centros de I&D identificados com os sectores mais dinâmicos da economia

Na Nova Sociedade Aberta de Karl Popper estudar é uma condição essencial para garantir a liberdade do exercício da cidadania. 

A questão é que a liberdade que Karl Popper defende implica uma mudança no paradigma da Educação.

A Nova Ambição para a Escola é também a Nova Ambição que queremos para uma sociedade bloqueada e que precisa de se reencontrar com o futuro. Precisamos por isso de apostar numa Educação Colaborativa.

Aliar ao domínio por excelência da Tecnologia e das Línguas a Capacidade de com Criatividade e Qualificação conseguir continuar a manter uma "linha comportamental de justiça social e ética moral"

Tem que se ser capaz de desde o início incutir nos jovens uma capacidade endógena de "reacção empreendedora" perante os desafios de mudança suscitados pela "sociedade em rede".

São cada vez mais necessários atores do conhecimento capazes de induzir dinâmicas de diferenciação qualitativa um pouco por todo o país.

No comments:

Post a Comment