January 13, 2026

#StandingWithIranianWomen - AndMen


Ali Hamedani

@alihamedanii

🚨 TESTEMUNHA OCULAR de Teerão:

🛑Com a internet ainda fora do ar, as chamadas internacionais bloqueadas e o Starlink interrompido, a única maneira de saber o que está a acontecer dentro do Irão é através das pessoas que conseguiram deixar o país hoje.

Falei com um cidadão do oeste de Teerão que acabou de deixar o país: por volta das 17h de domingo, o número de forças de segurança dobrou repentinamente. Mesmo antes de qualquer multidão se formar, eles começaram a disparar para o ar e a criar o caos. Apesar disso, os manifestantes reuniram-se do lado de Golestan, gritando «Javid Shah» [Viva o Rei].

Quando os vizinhos ouviram os gritos, muitos gritaram slogans das suas janelas ou desceram para se juntar a eles. As manifestações continuaram até às 2 da manhã.

O mais impressionante foi a coragem dos adolescentes. Tenho 43 anos e já morei em vários países, mas nunca vi nada parecido. Jovens de 17 e 18 anos diziam: «Na pior das hipóteses, serei morto, mas pelo menos a próxima geração não terá que viver assim». As suas exigências vão além da liberdade, eles estão a mostrar o seu amor pelo Irão e pela sua identidade.

Drones sobrevoavam o local; assim que se afastaram, as forças de segurança atacaram, disparando sem piedade. No entanto, os jovens manifestantes não recuaram. Todos estavam a filmar, mas há um medo profundo: com a internet cortada, as suas vozes não chegarão a outras cidades ou ao mundo exterior e as pessoas pensarão que os protestos acabaram.

No comments:

Post a Comment