January 03, 2026

Não foi à toa que Trump mudou o nome do ministério da defesa para ministério da guerra

 

Que nome se dá ao acto de atacar um país que não nos atacou e raptar o seu presidente e mulher? Uma declaração de guerra via um acto de terrorismo. Maduro, por muito repugnante que seja enquanto ditador, não é um terrorista internacional que esteja a pôr em perigo o mundo inteiro, como Putin ou como os Estados Islâmicos. É um ditador para o seu próprio povo. É um ditador com muito petróleo...

Uma coisa são as interferências dos EUA em outros países do seu interesse, outra muito diferente é invadir militarmente um país, raptar o seu presidente e tomar conta dele à maneira de Putin, violentamente. É a machadada final na Velha Ordem Internacional que tinha os EUA como o seu campeão e líder do mundo livre - e a ONU como fiel depositária dos princípios da Ordem. 

A questão que se põe é: isto foi uma primeira experiência num plano mais vasto? Muito perigoso, muito perigoso.


5 comments:

  1. Este mundo está doido. Doido. #Nena

    ReplyDelete
  2. "maduro catturato" blogspot

    ReplyDelete
  3. Há ali muito petróleo, muito! Por outro lado, a China tem investimentos fortíssimos na Venezuela, pelo que será muito interessante ver a sua reação. Suspeito que não fiquemos por aqui.
    Os Estados Unidos têm vindo a afundar ao longo dos anos. Os candidatos às últimas duas eleições são do pior que se possa conceber. Os Democratas estiveram até ao último segundo a tentar a reeleição de um homem claramente diminuído do ponto de vista mental. É tudo muito surreal e inquietante,

    ReplyDelete
    Replies
    1. Neste momento todos os países vizinhos estão a calcular as suas defesas e a força das suas alianças.
      Sim, Biden devia ter dito claramente que só fazia um mandato e deviam ter encontrado um candidato à altura das circunstâncias. Erros em cima de erros.

      Delete