January 12, 2026

Já decidi em quem votar

 

Apesar de não votar convicta, vou votar na mesma pessoa em quem votei para o PE que é o Cotrim. Não voto convicta porque não concordo com a visão dele para a educação que é dar cheques para que os alunos os entreguem ao ensino privado, destruindo ainda mais o público, como aconteceu em todos os países onde essa medida foi tentada. Também não concordo com a visão dele de que a IA pode substituir os professores - e outras coisas que têm que ver com o peso excessivo das privatizações. Sim, eu sei que o Presidente da República não é executivo (se fossem eleições legislativas nunca votaria nele por causa destas situações) mas o que pensa faz diferença naquilo em que apoia os governos.

Porém e apesar disto, em geral ele parece-me uma pessoa séria, com sentido de Estado e não comprometida. É um liberal, defende a liberdade, a autonomia, a liberdade de expressão, a liberdade política.

Houve uma altura em que ponderei votar no Almirante, que me parece uma pessoa séria, apesar de ser um tiro no escuro na maioria das situações (excepto o que tem que ver com a defesa e a geopolítica) mas, o recente apoio da sua candidatura por parte daquelas pessoas do CDS e PSD que apoiavam a ideia kameneica de PPC de inscrever na Constituição que o lugar natural das mulheres é em casa a tratar das meias dos maridos, decidiu-me.

Não voto em ninguém da esquerda porque todos os candidatos que apareceram mostraram não ser democráticos, no sentido de promoverem a liberdade de expressão e a liberdade política. E não voto em facilitadores de negócios. 


No comments:

Post a Comment