January 27, 2026

Escrever parvoíces calha a todos

 


Razões não ideológicas para nunca votar em André Ventura

A leitura que eu faço do cristianismo impede-me de votar no Chega.

JMT in publico.pt

Antes da primeira volta já eu tinha escrito um artigo em que dizia que não iria votar em André Ventura “porque sou um cristão substancial e não um cristão cultural.
(...)
O cristão substancial é simplesmente aquele que leva a sério a crença de que todo o ser humano tem em si uma centelha de divino – e por isso não pode ser humilhado, maltratado, desprezado.
(...)
(...) acredito que o desejo tende para a violência; acredito que a violência gera bodes expiatórios, e acredito que o cristianismo é a religião que quebra esse ciclo ao transformar o bode expiatório no supremo inocente.

-------

A mim já me aconteceu montes de vezes escrever grande parvoíces. Pois hoje foi o dia em que calhou a JMT. 
Leio estes três excertos do artigo dele e pergunto-me se o padre na próxima missa anuncia, na hora da comunhão, 'os cristãos culturais é favor de se dirigirem à fila da direita e os cristãos substanciais, puros, dirijam-se à da esquerda - ou ao contrário.

4 comments:

  1. "A mim já me aconteceu montes de vezes escrever grande parvoíces." Demasiadas vezes.

    ReplyDelete
  2. Vou descer ao nível do Tavares: que centelha tiveram Hitler, Estaline, Mao, Salazar, só para citar alguns? Que centelha têm um violador, um pedófilo, um psicopata?
    Os Tavares anda a ser contaminado pelo convívio com o Mexia e o Pereira.

    Eu não votarei em Seguro. Duvido que o faça em Ventura.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Li ontem a confissão de uma inglesa que foi violada mas não denunciou o violador à polícia porque acredita que todo o ser humano tem direito à liberdade... isto é a empatia lavada à patologia ou... ao extremismo religioso.

      Delete