December 29, 2025

Quanto recebem de comissão para fazer propaganda a plataformas digitais?

 


Este é um artigo de propaganda, calculo que ao serviço da empresa dona da plataforma digital que quer vender aos alunos, como estratégia de resolver a falta de professores sem ter de a resolver de facto e lixando o desenvolvimento dos alunos, plataformas de IA para os fazer, desde muito cedo, drogados em avatares que pensem e trabalhem por eles. Toda a propaganda permeada com os habituais ataques aos professores que não querem mudar, que são todos soviéticos, que ensinam em vez de transformar tudo em jogos e piruetas, etc. Apresentam esta propaganda com frases de ser uma coisa fantástica que recebe o melhor prémio do mundo e transformam as escolas em lounges com sofás encarnados onde os alunos jogam videogames. E afinal quem dá o prémio? Olha, o Qatar, esse país financiador de terrorismo que trabalha activamente para a destruição das democracias de valores ocidentais para impor o Islão da sharia. Isto ocupa uma página inteira do Público - que não ponho aqui na totalidade porque me parece equivalente àquelas páginas de rabos do CM.

----------


Pedro Santa Clara lidera o Tumo, projecto que acaba de ganhar um prémio mundial: “O problema da educação é que os resultados são medíocres, caros e a escola recusa a mudar.”

“Temos na educação um sistema soviético de planeamento central que foi experimentado na URSS para produzir pão e não funcionou”
Parece uma escola, mas não é uma escola no sentido tradicional do termo. Uma plataforma com recurso a inteligência artificial (IA) acompanha cada aluno, regista os seus progressos e dá feedback a tutores de carne e osso. O Tumo Lisboa está instalado numa antiga fábrica do chamado Beato Innovation District. As salas de paredes de vidro, com vista para o rio Tejo, estão repletas de miúdos entre os 12 e os 18 anos. Numa estão a fazer videojogos. Noutra trabalham projectos de robótica. Num lounge de sofás vermelhos, vários concentram-se nos computadores que requisitaram mal entraram nas instalações, ouve-se música pop baixinho. Num estúdio um rapaz toca bateria. Recebe-nos o rosto do Tumo Portugal, Pedro Santa Clara, professor catedrático de Finanças na Nova SBE.

https://www.publico.pt/

 

No comments:

Post a Comment