December 26, 2025

Coincidência: Trump levanta as sanções à Bielorrússia e no dia a seguir os drones da Rússia entram na Ucrânia por ali

 


Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський

Um relatório do chefe do Serviço de Inteligência Estrangeira da Ucrânia, Oleh Ivashchenko. Várias áreas-chave.

Primeiro – as tentativas da Rússia de retirar as suas empresas energéticas das sanções globais. Estão a usar outros proprietários temporários e vários esquemas legais fictícios. Estamos a acompanhar tudo isto e iremos comunicar com os nossos parceiros para garantir que a pressão continua a funcionar e que a Rússia é impedida de ganhar dinheiro para a sua guerra através dessas manipulações.

Segundo – a implantação de sistemas Oreshnik no território da Bielorrússia. Os serviços de informação obtiveram detalhes adicionais sobre isso, e é importante que os nossos parceiros também estejam cientes deles e os levem em consideração nas suas medidas defensivas. Acreditamos que a proliferação agressiva de tais armas representa uma ameaça global e cria um precedente perigoso. Instruí para que as opções de resposta fossem preparadas em conjunto com os nossos parceiros.

Terceiro – o estado da produção militar da Rússia e a sua cooperação com empresas e entidades de outros países. Em particular, estamos a registar um aumento das relações entre a Rússia e entidades na China que podem estar a fornecer dados de inteligência espacial. Infelizmente, tem havido correlações entre as imagens de satélite chinesas do território ucraniano e os ataques russos às instalações de infraestruturas energéticas correspondentes. Consideramos esses casos como atividades que permitem à Rússia prolongar a guerra e tornar os esforços diplomáticos menos sérios. Também levantaremos esta questão com os nossos parceiros. Obrigado a todos que estão a ajudar a Ucrânia!


No comments:

Post a Comment