Mas de quem Putin tem medo é de Zelensky e do exército ucraniano. Nem Zelensky nem os ucranianos têm medo ou qualquer espécie de respeito ou admiração por Putin. Zelensky parece sair sempre por cima das armadilhas e campanhas de Putin e Trump. Tem muita coragem.
Ainda agora passou por este sério problema de ter pessoas no governo metidas em corrupção e sacrificou um amigo de longa data em benefício do país. Parece-me que a maneira como Zelensky e as instituições de vigilância de corrupção lidaram com o problema não é devidamente apreciada.
Quando Zelensky tomou posse como Presidente a Ucrânia tinha um problema de corrupção endémica. Aliás, ele fez da corrupção o ponto principal da sua campanha. A Rússia não consegue ser vizinha de ninguém sem instigar corrupção nas instituições (veja-se os EUA que nem sequer são vizinhos...). Zelensky limpou muito a imagem do país nesse aspecto e ter sido capaz, no meio de uma guerra, lidar com casos de corrupção de modo decisivo e sem hesitações, é admirável. Estar no meio de uma guerra brutal em que luta contra exércitos de vários países, mais os obstáculos que os EUA constantemente lhe criam e ao mesmo tempo ser capaz de cumprir os pontos exigidos para entrar na UE, é absolutamente admirável.
Tudo isto deve irritar muito Putin e é dele e dos ucranianos que tem medo, não de Trump. Trump está controlado.
This week could be pivotal for diplomacy.
— Kaja Kallas (@kajakallas) December 1, 2025
It is clear that Russia does not want peace, and therefore we need to make Ukraine as strong as possible.
My doorstep ahead of today’s Foreign Affairs Council on Defence ↓ pic.twitter.com/SzWnYJy4iw

No comments:
Post a Comment