October 22, 2025

Pinto Balsemão 1935-2025

 


Lutou contra o Estado da ditadura, fundou um partido para alicerçar a democracia. Acabou com o Conselho da Revolução. Fundou um jornal independente (isso foi chão que deu uvas...) e abriu a TV à informação independente.

Não foi um bom primeiro-ministro, na minha modesta opinião mas foi um grande português. Esteve sempre em acção até morrer. Podia não ter trabalhado e ter vivido dos rendimentos, mas escolheu ser um interveniente de cidadania.

Acima de tudo, para mim, Balsemão representa um tempo em que tínhamos políticos engajados, não num partido ou num tacho, mas na vida da República, um tempo em que tínhamos pessoas criativas, empreendedoras e extremamente dinâmicas a contribuir para o desenvolvimento do país. Mesmo que nem sempre estivéssemos de acordo com ele, estávamos sempre de acordo com a sua maneira de estar na vida pública.


1 comment:

  1. Concordo inteiramente com a parte final do post. Penso que terá cumprido com o dever de ser português. Da vida, erros e merecimentos, pouco sei para além do seu ser público, é a esse que me refiro. A pessoa por detrás do homem público desconheci e desconheço. Agora, liberto de tudo. Morto e com muita honra.

    ReplyDelete