October 06, 2025

Agora a Mortágua

 

Foram interceptados na quinta-feira na flotilha e no Domingo já estavam de volta a Lisboa. Portanto estiveram detidos sexta e sábado enquanto processavam a sua volta mas estão ali a falar como se tivessem sido, não detidos até serem deportados, mas presos no Tarrafal.


Se tivesse sido André Ventura a enviar à família uma mensagem de que estava há 48 horas sem comida nem água, nos centros de detenção da Venezuela, a compaixão seria imensa neste país político.sem comida nem água, nos centros de detenção da Venezuela, a compaixão seria imensa neste país político. (Ana Sá Lopes - A flotilha: valha-nos Ferro Rodrigues, Pedro Nuno e “Chicão”)

 O que li de outros detidos foi que havia água e potável, mas não era engarrafada. Mas adiante. O que me chama a atenção nesta queixa é que a articulista divide o mundo português entre ela, Ferro Rodrigues, Pedro Nuno e “Chicão”, ou seja a esquerda e depois, o universo de Ventura. O resto do povo não existe. Quem não está com ela é da direita radical - lá está, a esquerda vê-se como pura e verdadeira e os outros todos como 'feios, porcos e maus'. De facto, esta gente vive numa realidade alternativa. Ontem, o taxista que me trouxe do Mercado até casa, que era um homem de esquerda, veio o tempo todo a dizer mal da Mortágua ter ido para Israel em vez de estar aqui a trabalhar pelo povo. Mas calculo que se o ouvisse, esta pura, diria, com o neocolonialismo típico de certa esquerda, que ele sendo do povo, é simples e não percebe.


2 comments:

  1. Mortagua....¿Volvió en el vuelo fletado por el "quijotesco" pedro sanchez?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não sei. Se ela foi para lá com boas intenções, naquela flotilha cheia de apoiantes do Hamas e do seu terrorismo, isso diz muito dela, e se foi com intenções pouco éticas de se armar em coitada, também diz muito dela.

      Delete