É sabido que para os professores o ano passado acabou em Agosto e agora já estamos no Ano Novo, que começou em 1 de Setembro. A passagem de ano é a 31 de Agosto.
Hoje foi o 1º dia de aulas deste Ano Novo. Fiquei cansada, mais por causa do calor dentro da sala de aula. E a minha voz vai piorando ao longo do dia (e ao longo da semana) de maneira que chega à tarde em dificuldade. O esforço de falar assim é uma frustração e um grande cansaço.
Enfim. A turma pareceu-me simpática. 10º ano. Levei 3 testes para fazerem (não estavam à espera 😁): 2 de auto-diagnóstico: de hábitos de trabalho, atitudes facilitadoras da aprendizagem e do desenvolvimento pessoal, social e académico. Estes 2 são para eles (nem os vejo nem pergunto os resultados) avaliarem a sua posição relativa, poderem controlar o seu próprio desenvolvimento e fazer as modificações necessárias. É suposto fazerem-no, pelo menos, uma vez por período, para poderem controlar o seu percurso. O 3º devolveram-mo e tem que ver com comportamentos de disposição interna para o trabalho. Disse-lhe que podiam não escrever o nome, mas a maioria escreveu. Estive a vê-los. Mais de dois terços da turma nunca estudou para nenhuma disciplina, os outros estudam em explicações. Também mais de dois terços dizem que passam horas por dia a ver vídeos ou em redes sociais ou em jogos online. Quase todos dizem que não sabem motivar-se sozinhos, não têm estratégias para se motivarem e nunca fizeram um plano de estudos.
O questionário tinha um pequeno espaço para escrever uma coisa, menos pela resposta à coisa e mais para eu ver como escrevem. Confundem preposições com verbos.
Enfim, vamos ver.
No comments:
Post a Comment