July 02, 2025

Uma Romanza espanhola

 

Romanza de Salvador Bacarisse tocada por Álvaro Toscano.




Uma Romanza é uma composição variante da música medieval espanhola, uma balada melódica com um ar terno e simples, para instrumento ou voz, uma ária que só quer transmitir sentimentos. Esta Romanza de Bacarisse será, talvez, a expressão da dor pela Espanha de que esteve exilado durante os anos de Franco.
"Fui viver para Inglaterra, mas os meus pais ficaram em Paris, no pequeno apartamento da Rue Cassette, 7, que ocuparam durante mais de trinta anos. Quando a minha mãe morreu, em 1976, treze anos depois do meu pai, retirei o apartamento da rue Cassette e levei todos os papéis e livros do meu pai para a Escócia.

A partir desse dia ficaram em segurança, e eu pensava que estavam esquecidos, até à data memorável em que Emilio Casares bateu à minha porta, vindo pedir-me autógrafos e outros materiais para uma exposição sobre “La música en la Generación del 27” que ele estava a organizar e que teve lugar em Granada em julho de 1986. 
Essa exposição e o magnífico catálogo publicado pelo Ministério da Cultura foram o primeiro reconhecimento dos músicos esquecidos durante o regime de Franco, incluindo o meu pai.
Em Granada, durante a exposição e conversando com Rodolfo Halffter, que tinha vindo do México, e com outras pessoas, decidi fazer o que realmente sabia que tinha de fazer: enviar os manuscritos de Salvador Bacarisse para a sua terra natal, para Espanha. 
Por muito que o meu pai fosse filho de um francês que emigrou para Espanha, nunca se sentiu senão espanhol. Viveu trinta anos em Paris, desenraizado e triste, "longe da sua querida Madrid".

- Salvador Bacarisse, filho 


Arquivo de Salvador Bacarisse legado/archivo-salvador-bacarisse

No comments:

Post a Comment