July 20, 2025

Que se passa com o Público...?

 

Publica um artigo a defender, como credível, a opinião individual de um jornalista americano, conhecido pela sua simpatia por regimes autoritários e a sua antipatia por Zelensky e os próprios EUA, na sua conta no substack, como se fosse uma fonte oficial, só porque em 196.. e tal, o indivíduo ganhou um Pulitzer a falar do Vietnam.

Começa-se a ler o artigo e parece estranho que fontes oficiais digam que o governo americano provavelmente vai retirar Zelensky à força, do cargo de Presidente. Vão matá-lo...? Raptá-lo? 

A seguir, lê-se que as tais fontes dele entendem que isso é necessário para um acordo de paz e percebe-se que a notícia é falsa, pois Putin diz agora todos os dias que não há paz sem a rendição da Ucrânia. 

Finalmente quando se lê que não há paz porque Putin "despreza Zelensky", quando todos sabemos que o odeia e tem medo dele, torna-se óbvio que temos aqui um trombeteiro de Putin - ou um tolo. 

Fui investigar os sites oficiais e jornais americanos (NYT e WP) para ler sobre esta notícia bombástica e ver até que ponto é confiável. Nem uma palavra em lado algum.

Fui ver onde tinha sido publicada: em dois sites de notícias russos e pró-russos (zamin.uz e caliber.az) e num site iraniano (mehrnews.com). 

Need I May more?

Depois fui ver quem é este jornalista que desinforma desta maneira sub-reptícia em que dá a entender que isto é uma notícia fidedigna de fontes oficiais, ao mesmo tempo que diz que é do site pessoal do tal jornalista, para não poderem acusá-lo de manipulação ou desinformador encartado.  

Então, vejo que é um 'jornalista de dados' que estudou no Porto, foi editor de desporto e ganhou um prémio da Sociedade de Estatística num concurso de jornalismo de análise de dados. 

Porém, aqui está ele a publicar artigos sobre a guerra da Rússia na Ucrânia.

Que se passa com o Público...? 

Fui ver a página de Linkedin dele e vi o comentário do outro que ganhou o prémio de estatística com ele a dizer que ele é o Tinder das ideias dos partidos políticos...

Repito: que se passa com o Público...? 


Estados Unidos querem substituir Zelensky, diz jornalista norte-americano

publico

Num texto publicado no seu site pessoal no Substack, Hersh cita fontes oficiais “credíveis” em Washington para adiantar que, no caso de a Casa Branca ordenar a saída de Zelensky do poder para negociar o fim da guerra na Ucrânia, pode acontecer que o Presidente ucraniano seja retirado “à força” caso recuse demitir-se voluntariamente – que é o cenário mais provável (...)
(...)
As fontes ouvidas por Hersh referem que uma alteração na liderança em Kiev poderia facilitar as negociações de paz.
(...)
Estados Unidos querem substituir Zelensky, diz jornalista norte-americano
Dado "o desprezo de Putin por Zelensky" e a "possibilidade de uma escalada" dos confrontos, uma alteração na liderança da Ucrânia permitiria ficar mais perto de um acordo de paz.



No comments:

Post a Comment