O vídeo é muito bom a mostrar o que é, nos dias de hoje, uma turma. Turmas à antiga, uniformes, praticamente deixaram de existir na escola pública. E algo que ele não fala é que os alunos, com a falta de professores, mudam de professor todos os anos ou têm vários num ano ou estão um ano sem nenhum (excepto na primária).
O que ele também não diz é que esta composição de turmas obriga a que os professores façam trabalho diferenciado dentro da sala de aula, o que não é compatível, nem com o tamanho das turmas, nem com a quantidade de turmas que têm, nem com o tempo para o trabalho individual dos horários dos professores.
Ele fala na loucura que é a avaliação em turmas tão desuniformes.
As pessoas esquecem-se que um professor não é um explicador, trabalha com grupos-turma e não individualmente.
A escola carece de professores e técnicos especializados para lidar com esta situação. Como não tem professores de PLNM (português língua não materna), não tem um currículo adaptado a alunos estrangeiros no primeiro ano em que chegam, em que deviam ter esta disciplina de modo intensivo, num currículo próprio, apenas com algumas disciplinas em comum com a turma para socializarem e se integrarem. E carece de outros técnicos para tanto problema.
No comments:
Post a Comment