Aceitam nota ou repetem prova? Pais de alunos do 9.º ano de 15 escolas contactados pelo Júri Nacional de Exames
Público
O Júri Nacional de Exames (JNE) contactou os pais de alunos do 9.º ano de 15 escolas onde foram prestadas provas finais pedindo-lhes que assinem uma declaração onde devem, "excepcionalmente", escolher entre duas opções antes dos resultados da prova de Matemática serem conhecidos: aceitam a anulação da prova feita pelos seus educandos, e estes irão repeti-la na 2.ª fase, na próxima sexta-feira; ou aceitam a nota que os filhos tiverem.
***
Dado que o exame é só para inglês ver, quer dizer, até podem ter apenas 10% de classificação que passam na mesma, não há razão para que o repitam. Depois até vão escolher um curso cuja disciplina-chave específica é a Matemática. Um aluno pode faltar a metade das aulas (ou mais), chegar atrasado às outras e incomodar toda a gente, ser mal-educado, nunca estudar, nunca tirar uma nota positiva e ir a exame tirar 1 valor em 20 sem consequências que lhe causem algum incómodo. Mais, tem exactamente os mesmos benefícios que os outros que têm comportamentos de boa cidadania.
Porém, paralelamente, querem aulas de cidadania, que dizem ser muito importante para formar cidadãos críticos e responsáveis, mas entretanto, a instituição diz aos alunos, de todas as maneiras práticas possíveis, que não há necessidade de ser responsável, de ser sério, de ser cumpridor dos deveres, de ter respeito para com os colegas, os professores e o conhecimento, etc., para ter sucesso na vida e sair por cima e ter os mesmos benefícios que os outros que têm esses cuidados.
No comments:
Post a Comment