Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський
Em resposta às perguntas dos jornalistas, salientei que, ontem, a Ucrânia levou a cabo uma operação brilhante, planeada e executada de forma independente pelo nosso lado. A Ucrânia está a deixar claro: não nos vamos render e não vamos aceitar ultimatos. Mas não queremos a guerra. Não queremos mostrar a nossa força, mas somos obrigados a fazê-lo, porque o inimigo se recusa a parar.
E quando mostramos a nossa força, fazemo-lo de forma justa, atacando alvos militares. Mostramos a nossa força não só aos agressores russos, mas também aos nossos aliados que já foram fortes apoiantes, mas que começaram a vacilar.
A confiança nos ucranianos e a crença na Ucrânia foram restabelecidas. Creio que o resultado desta operação é muito forte.
Quando os jornalistas me perguntaram se a operação de ontem poderia enfurecer os russos, respondi que, apenas um dia antes da operação, a Rússia tinha lançado um ataque maciço durante a noite contra a Ucrânia, com mais de 480 drones e mísseis. Atingiram infra-estruturas civis, edifícios residenciais. Houve vítimas, pessoas mortas e feridas.
Isto acontece todos os dias. Por vezes, há uma pequena pausa e, para ser sincero, chamamos-lhe agora “pausa” se não houver mortos nessa noite. Mas mesmo assim, os drones continuam a voar e as pessoas continuam a ser feridas. Estas chamadas pausas significam apenas menos ataques do que o habitual, mas continuamos a falar de dezenas de drones e mísseis de cruzeiro.
Portanto, não, ninguém quer saber se a Rússia está zangada. O que importa é que a Rússia tem de avançar para acabar com esta guerra. E, como comunidade global, todos temos de fazer o que pudermos para os impedir.
Estamos à espera de medidas fortes por parte dos Estados Unidos. Esperamos que apoiem as sanções e pressionem Putin a parar esta guerra, pelo menos a dar o primeiro passo para a terminar: um cessar-fogo. Estes são aspectos fundamentais. Acredito que, a partir da posição dos EUA, conseguiremos alcançar este objetivo mais rapidamente.
No comments:
Post a Comment