June 09, 2025

Teachers - Um testemunho de desistência

 


Um longo testemunho por parte de uma professora nova, com especialização em novas tecnologias, que experimentou o ensino durante três anos e desistiu. Ela fala no uso da tecnologia como busca exclusiva de prazer e entretenimento, por parte dos alunos e das suas consequências em termos de deformação pedagógica. Fala de os alunos nos dias de hoje já não conseguirem acompanhar um filme por ser muito longo ou ler um parágrafo inteiro se tiver mais de uma linha e interpretá-lo. Não aprendem as competências básicas da linguagem e do pensamento. Se não são capazes de linguagem, como serão capazes de compreender seja o que for, desde o que se passa no seu país, aos fundamentos da democracia ou ao que se passa no mundo? 

A maioria pensa que terão dispositivos de IA para fazerem tudo por eles durante toda a sua vida. Não têm noção de nada nem se importam com nada a não ser entretenimento. 

No fim do vídeo esta jovem professora -que diz, grosso modo, o que a maioria de nós pensa- diz que veio para a profissão entusiasmada por ir trabalhar com grupos de adolescentes, uma idade ávida de aprendizagens, mas que perdeu a fé nos alunos em geral e abandona a profissão porque o salário não compensa o que é este trabalho nos dias que correm - se o problema da tecnologia (que impede a aprendizagem) e do comportamento dos alunos fosse diferente (ela deixa no ar este assunto que envolve os pais), ficava, mesmo com o mau salário. 

Portanto, não é o salário em si que a afasta, apesar de ser mau, mas a total desresponsabilização dos pais e da sociedade pela educação das crianças e jovens, reduzida a vídeos curtos da internet, jogos, redes sociais e IA com os problemas de comportamento que daí advêm, sendo cada vez mais difícil de controlar, dada a cumplicidade dos pais -se bem que muito por ignorância- na deformação dos filhos desde tenra idade. 

Em sua opinião os alunos não deviam ter acesso a tecnologia até ir para a faculdade. Talvez seja um bocadinho extremo (eu ponho a idade nos 16 anos e não em relação à tecnologia, mas em relação ao acesso a redes sociais, jogos online, pornografia e acesso muito limitado e controlado a IA), mas ela está a gravar um vídeo muito emocional, porque veio para a profissão entusiasmada e sai completamente desencantada. (hoje-em-dia ouvimos estes testemunhos de professores jovens - os jovens destes tempos não aguentam uma profissão onde são mal tratados por todos -tutela, direcção, pais e alunos e meios de comunicação social- todos os dias e ainda por cima ganham mal)


2 comments: