"Entre uma parte da nossa população, existe um medo profundamente enraizado da guerra. Não o partilho, mas compreendo-o. Em princípio, é correto procurar todos os caminhos para a paz. No entanto, no que se refere à Rússia, o meu ponto de vista é realista: estou atualmente a reler um livro sobre o Primeiro-Ministro britânico Neville Chamberlain e a sua política de apaziguamento em relação a Adolf Hitler. Não devemos repetir esse erro".
- Merz
Toda a gente tem medo da guerra. Todos os povos têm medo da guerra. Os ucranianos também têm medo. Acontece que metade dos alemães viveu uma parte grande da sua vida sob o domínio da Rússia soviética e perdeu a vontade de liberdade. Querem o conforto.
A questão é que, quem está a lutar na guerra são os ucranianos. Os alemães só precisam apoiar. Enviar armas, sancionar os russos e para isso não precisam de pôr botas no terrenos ou sofrer baixas ou bombardeamentos. Quem está a sofrer tudo isso são os ucranianos.
De maneira que têm medo do quê, ao certo? De que os ucranianos derrotem a Rússia? Sentem falta dos soviéticos aí na vossa terra?
No comments:
Post a Comment