May 25, 2025

Três aulas sobre a felicidade e a boa vida

 


Este ano sobraram-me 3 aulas com uma das turmas do 11º ano que é um ano com um programa que se consegue cumprir sem stress, desde que não haja percalços que obriguem a faltar. Como penso que falta ao programa de Filosofia um tema de conclusão dos dois anos do curso resolvi preparar 3 aulas sobre a Felicidade e a Boa Vida. Vou lançar o tema com umas frases de filósofos pertinentes para discutir e depois pô-los a organizar as ideias com umas fichas com questões para pensar no tema, seguindo o lema de Sócrates, 'conhece-te a ti mesmo'. Fiz 10 fichas, cada uma com um problema relacionado com o tema e com uma indicação de como transformar o problema em acção com vista à felicidade, pois como dizia William James, 

A acção pode não trazer felicidade, mas não há felicidade sem acção.
Isto das fichas é que deu muito trabalho porque não quero lamechiches, nem frases de auto-ajuda de FB, mas sim instrumentos que ajudem a pensar, a conhecer-se a si mesmo e a transformar esse conhecimento em acção útil na construção de uma vida com sentido e felicidade.

Vamos ver como resulta.

Outro dia apanhei na escola dois representantes da editora do Manual de Filosofia adoptado. Perguntaram-me se gostava do caderno de actividades e como o usava. Disse a verdade: não o uso. Os alunos que o têm usam-no para fazer exercícios mas eu gosto de ser eu fazer as fichas de trabalho significativas. Então e usa muito o Manual? Nope... raramente. Uso ou outro capítulo esporádico porque a maneira como organizam os temas e os autores que escolhem nem sempre vão ao encontro da minha maneira de abordar os temas. Então e as aulas digitais? Pois, isso digo aos alunos e eles usam se quiserem, mas eu gosto de fazer os meus materiais digitais. Não sei se gostaram destas respostas, mas é a verdade.


2 comments:

  1. Replies
    1. LOL, mais ou menos. Aquilo deu muito trabalho mas teve piada. É claro que os alunos preferiam que eu lhes tivesse dado folga, mas não têm essa sorte :))

      Delete