May 23, 2025

A família de Trump parece um filme de série B de mafiosos

 

Charles Kushner, pai do genro de Donald Trump, será o novo embaixador dos Estados Unidos em França. Condenado a uma pena de prisão em 2005, chega à Europa com a missão de “lutar contra as regulamentações prejudiciais que visam as empresas americanas”.

Em 2005, Charles Kushner, 71 anos, foi condenado a dois anos numa prisão federal do Alabama por várias acusações, incluindo fraude fiscal e manipulação de testemunhas. O pai de Jared, genro de Donald Trump, admitiu na altura que tinha contratado uma prostituta para seduzir o cunhado, que estava a trabalhar numa investigação federal sobre o financiamento de campanhas eleitorais.

Depois, há o magnata do imobiliário. Perdoado em dezembro de 2020 por Donald Trump, um mês antes do fim da sua primeira presidência, Charles Kushner explicou na sua audição perante o Senado americano, a 1 de maio, que não sabia nada “sobre arte ou vinho franceses”, mas sabia de “negócios”.

E não é preciso dizer que os negócios floresceram desde o início do primeiro mandato do actual Presidente dos EUA. A Forbes estimou a fortuna da família Kushner em 7,1 mil milhões de dólares em outubro de 2024, contra 1,8 mil milhões em 2016, quando Donald Trump foi eleito.

A chegada de Charles Kushner à Europa pode, no entanto, ser “uma boa notícia”, segundo Gérard Araud, antigo embaixador francês nos Estados Unidos. “A administração Trump é totalmente disfuncional e ter alguém próximo da Casa Branca ajudará a fazer passar as mensagens”, acrescenta.

“Quando estive em Washington em 2017, os altos funcionários americanos não sabiam o que Trump ia dizer nesse dia ou o que significava o que ele tinha dito no dia anterior, por isso tive de dizer constantemente a Emmanuel Macron para telefonar ao presidente americano”, continua.


No comments:

Post a Comment