April 13, 2025

Transportes públicos

 


Está a dar no canal NOW uma reportagem sobre os transportes públicos. Os comboios da Fertagus são um inferno. Vai tudo em pé como sardinhas em lata. Imensa gente nem consegue entrar. Empurram-se uns aos outros para a porta poder fechar. Às vezes querem sair no Pragal e não conseguem passar pela multidão apertada. Eu, se fosse ali naquele aperto, ficava num stress tal que depois precisava de duas ou três horas só para voltar ao normal - isto se não caísse para o lado porque já não tenho pulmões para ambientes carregados, sem oxigénio. Pelos vistos é normal pessoas sentirem-se mal e terem de chamar o INEM. Quer dizer, aquilo não é um transporte, é uma câmara de tortura. Pessoas com bebés ali. E depois à volta, no fim do dia de trabalho, quando a pessoa já está cansada, ter de voltar a aguentar isto, é insuportável e dá cabo da saúde mental. Para não falar de chegarem atrasados ao trabalho e terem de distribuir filhos por escolas.. que inferno! Na linha de Sintra é igual. E depois o repórter vai ver a situação dos autocarros. Não cumprem horários e vão cheios. Uma das pessoas que o repórter acompanha é um cego... Depois perguntam porque é que as pessoas vão de carro? Como é que andamos há 25 anos a receber milhares de milhões de Bruxelas e está tudo por resolver? 


Está agora um tal Rui Lopo, da Administração Transportes Metropolitanos de Lisboa, a apresentar uma conversa de tanga sobre a pergunta que lhe fazem de as pessoas dizerem que as coisas estão piores, pois acontece muito nem sequer se conseguir entrar (o que se vê na peça): isso é só uma percepção e têm mais passageiros, diz ele. LOL Ele nem consegue apresentar uma desculpa decente. Não tem nenhuma solução. Zero. Nada. De quem é ele primo?

Epá... todos nós já andamos muitas vezes em transportes públicos nos outros países da Europa e não é isto. Isto é incompetência e desinteresse em investir nos transportes públicos. Têm mais passageiros mas não acrescentaram carruagens. O cego da reportagem está na TV nesta conversa a dizer que em Málaga, por exemplo, tira o bilhete sozinho porque as máquinas têm sistema de voz para cegos.


No comments:

Post a Comment