Sendo o membro mais novo do Grupo dos Sete, Casson continuou a expôr quadros em galerias comerciais de Toronto durante as décadas de 1960 e 70. Escusado será dizer que, como uma espécie de lenda viva, as suas obras eram muitíssimo procuradas. Num documentário sobre Casson em meados dos anos 60, ele próprio falava de algumas das suas exposições desse período.
O documentário mostrava imagens de grandes multidões de potenciais compradores em fila à porta das galerias, à espera que as portas se abrissem para poderem comprar as obras de Casson. Uma sequência do filme mostrava os clientes da galeria a correrem para dentro da galeria e a arrancarem os quadros das paredes e a correrem depois para o conservador da galeria para pagarem os quadros.
Na sua narração em voz-off, Casson disse que muitas vezes tinha de estar presente no dia da inauguração das suas exposições para interceptar as pessoas, de modo a poder retirar-lhes os seus quadros das mãos e pendurá-los de novo nas paredes da galeria, porque a exposição tinha acabado de abrir e ele queria que os visitantes da galeria vissem a exposição completa das suas obras e não espaços vazios nas paredes onde os quadros tinham sido pendurados.

No comments:
Post a Comment